Doodle Meu pé de Laranja Lima


GOOGLE HOMENAGEIA  O ESCRITOR JOSÉ MAURO DE VASCONCELOS
COM UM DOODLE INSPIRADO EM "MEU PÉ DE LARANJA LIMA" 
Fiquei emocionada quando vi o Doodle de hoje: uma homenagem do Google aos 95 anos do escritor José Mauro de Vasconcelos. Foram deles os livros da minha pré-adolescência, que mais me encantaram e me despertaram, definitivamente, para a literatura: Meu Pé de Laranja Lima, adaptado anos depois para o cinema e até para novela da TV Globo, e Rosinha, Minha Canoa. Este então, eu li e reli uma dez vezes, na falta de outros livros em casa e chorava com as histórias da canoa Rosinha toda vez que o lia. 

O escritor José Mauro de Vasconcelos, autor de livros como Meu Pé de Laranja Lima e Rosinha, Minha Canoa, largou os estudos de medicina para trabalhar ao lado dos irmãos Villas-Boas, com os quais viajou para o Araguaia, onde conheceu de perto a realidade brasileira das nossa gente dos estados do Norte. 

Leituras magníficas, que eu recomendo para todos os adolescentes, que queiram conhecer mais sobre a cultura brasileira, nossas gentes do interior caboclo, nossos ribeirinhos do Amazonas, nossos indios e garimpos. Sei que a maioria hoje prefere ler sobre vampiros e estórias de zumbis, mas é porquê são mal- orientados nas escolas, e acabam crescendo desinformados sobre o país em que nasceram.

Uma perda, lamentável, para os nossos jovens, pois se  até o Google reconhece a importância de José Mauro, é porquê ele não foi apenas um escritor regional, mas pode e deve ser considerado global, afinal, suas estórias podem ser lidas, compreendidas e amadas em qualquer lugar do mundo. 

Parabéns, José Mauro de Vasconcelos

http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/02/jose-mauro-de-vasconcelos-ganha-homenagem-em-doodle-de-laranja-lima.html

Texto: Marisa Sevilha Rodrigues
Imagens: Doodle do Google e do blog Tech Tudo

Comentários

Postagens mais visitadas