Casa de ferreiro e espeto de pau
(ou, em casa de fabricante de gelo, o uísque é quente)
por Marisa Rodrigues
Este ditado é mais antigo do que andar prá frente, como diria minha tataravó. Mas ainda continua atualíssimo. Alguém viu a reportagem exibida ontem (quarta-feira, 29) no Jornal Hoje, da TV Globo, sobre o fabricante de gelo trabalhando a todo vapor, prá atender a demanda da clientela, e que, quando chegou em casa, teve que tomar bebida quente, pois a empregada se esquecera de encher as forminhas e botar no congelador? Pois então, o ditado acima, cai-lhe como uma luva: em casa de fabricante de gelo, o uísque, a água, o refri são servidos quentes. E por aí vai.
Mas eu estou escrevendo isso, porquê a máxima me deu o seguinte insight: vou procurar agora, um curso de gestão de negócios, de preferencia na FGV, prá aprender a gerenciar melhor os meus, pois não basta ser um profissional competente no seu ramo de atuação e oferecer o melhor serviço para os seus clientes, se você não sabe cuidar do seu próprio negócio, cuja razão da existência é o lucro.
Já se passaram dezenove anos, desde que abri minha primeira agencia, em 1995, a Activa Press Comunicação Integrada, grandes marcas passaram pelas minhas mãos, muiiiiiiiiitos clientes que começaram com negócios bem pequenos, enriqueceram, e nós continuamos, financeiramente, estagnados. Pois o cliente cresce e é besteira acreditar que ele vai te levar junto. Não vai. Aí, todo o dinheiro que ele não tinha, prá contratar os seus serviços-- essenciais prá ele -- no início, e que o ajudaram a chegar lá, agora ele prefere esbanjar contratando uma grande agencia. A vaidade sobe à cabeça do sujeito, e com honrosas exceções, ele jamais entenderá que a nova agência fará apenas e tão somente tudo o que você sempre fez, com todo o cuidado e zelo, porquê ele era único e personalizado, na sua pequena estrutura. Já na grande agencia, nunca entenderá que é apenas mais um. Enfim, acha que vale pagar milhões a mais, apenas pelo glamour da nova marca, pois, agora, ele pooooooode.
E você, prezado consultor/assessor/marketeiro se não fez a sua própria lição de casa, direitinho, adminstrando os seus custos e cobrando o valor real de mercado pelos seus serviços, apesar de toda a concorrência, e deixou que os espetos continuassem de pau, ou se esqueceu de encher as formas de gelo, está literalmente na roça. Vai ter que começar a prospectar novos clientes, tuuuuuuuuudo de novo. Nunca terá uma carteira fixa, de clientes fiéis, que sejam seus parceiros, cuja relação seja de mão dupla, ou seja, eles crescem e te dão a oportunidade de crescer junto com eles.
Por isso, bora fazer a lição de casa. chega de espeto de pau, ou "gelo quente". Gestão de negócios, já.
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